domingo, 22 de novembro de 2009

ADVENTO

O que é o Advento?

Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.

No tempo de Advento, a Igreja revive as «vindas» de Jesus ao seu povo:

· a vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal;

· A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente;

· A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

Durante o Advento Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo. Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.





Símbolo da Caminhada de Advento - A Coroa do Advento

Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem quatro velas que significam as quatro semanas de preparação para o Natal, ou seja, o Advento.

De origem escandinava e germânica é cada vez mais utilizada entre nós. Esta coroa ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor.

· A sua forma circular indica perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos.

· Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio outorgar ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória.

· Os ramos verdes significam também o senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus que merecem o nosso cuidado e respeito.

· A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo.

· Acende-se uma vela a cada semana; uma na primeira, duas na segunda, três na terceira e quatro na quarta semana, simbolizando a nossa ascenção gradual para a plenitude da luz do Natal.

Coloca-se num lugar de destaque com a colaboração de todos.





Caminhada

O projecto da caminhada de Advento deverá ser entregue a todos os catequistas numa reunião onde será explicado devidamente.

A caminhada consiste na realização de uma coroa de Advento de modo a simbolizar as quatro semanas de preparação e compromisso das crianças e adolescentes da catequese.

A coroa será feita de papel e as velas serão compostas por um suporte de arame cilíndrico e preenchidas com folhas de papel com forma de bola com cores diferentes consoante a semana. Depois de preenchidas na altura do peditório, deverá ser colocada uma folha em forma de chama no cimo do suporte cilíndrico (para dar a noção de vela acesa). As velas deverão ser entregues durante o ofertório e juntar-se às outras da semana anterior.

Nas folhas que irão dar forma às bolas de papel, estarão escritos ou desenhados os compromissos que os catequizandos assumiram para presente semana de Advento.

As actividades e/ou compromissos de cada semana poderão ser modificados pelos/as catequistas consoante a necessidade e característica de cada grupo. No entanto, seria importante manter o mesmo tema e suporte (compromisso escrito ou desenhado num papel de cor adequada à semana em forma de bola para ser entregue no ofertório) para que haja uniformidade nesta caminhada comunitária da catequese.

As folhas de cor deverão ser entregues pela organização. No entanto, aconselha-se a cada catequista levar ou pedir aos seus catequizandos algumas folhas, de forma a ter sempre material, no caso de algum contratempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário