sábado, 12 de setembro de 2009

Inauguração da Igreja da Santissima Trindade na Covilhã




Domingo à tarde

Um novo edifício onde os fiéis passam a ter um espaço dotado de mais condições. É isto, em suma, que estará ao dispor dos covilhanenses a partir de domingo com a inauguração da nova Igreja da Estação, a Igreja da Santíssima Trindade. Uma cerimónia marcada para as 16 horas e que contará com a presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.



Após vários anos de avanços e recuos, com a demolição de parte já edificada do edifício, devido a erros de projecto, a obra fica terminada. Para além da igreja terá a capela mortuária, salas de catequese, salas de reunião, zonas de atendimento e o pavilhão para a Capela do Santíssimo, onde serão celebradas as missas durante a semana, a que previsivelmente assiste menos gente.



Domingo haverá um cortejo a sair da capela velha para a nova Igreja da Estação. Segue-se a abertura das portas, a sagração do altar e a eucaristia, presidida pelo Bispo da Guarda. “O ritual de dedicação é algo demorado”, já antecipara ao NC Agostinho Rafael, que acompanhou o “caminho longo e complicado” até esta fase final do projecto.



Construída pela empresa Rui Ramos, o templo foi desenhado por Carlos Remualdo e os custos ascendem a um milhão e 300 mil euros. Após domingo, o templo entra de imediato em funcionamento.



Depois de desocupada, a capela da Estação, construção em latão, provisória há cerca de 50 anos, deve ser desmantelada. Segundo o padre da Estação, o agrupamento de escuteiros fez o pedido para que pudesse fazer do espaço a sua sede, mas a autarquia não terá intenção de deixar ali a capela. Por isso está a tentar encontrar uma alternativa para os escutas.

Sem comentários:

Enviar um comentário