quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Diocese da Guarda - Nomeações



Nomeações
1. Nota explicativa

Depois de muitos contactos com sacerdotes, diáconos e leigos para tentar prover da melhor maneira aos diferentes serviços paroquiais e outros da nossa Diocese, torna-se pública a lista das nomeações para o ano pastoral 2009-10.
Vamos começar o novo ano pastoral com 88 Párocos, coadjuvados por mais 21 cooperadores pastorais que são sacerdotes e 8 diáco­nos para servir as nossas 365 Paróquias.
Desejo, antes de mais, reconhecer e agradecer a gene­ro­si­dade dos nossos padres, mais uma vez manifestada nas mudanças que foi necessário efectuar.
Peço às diferentes comunidades envolvidas nas mudan­ças que recebam bem os sacerdotes e diáconos que lhes são envi­ados e àquelas às quais foi pedido para dispensarem sacerdotes que as serviam que compreendam a necessidade de colocarmos o bem comum da Diocese acima de interesses ou gostos particulares.
As 365 Paróquias da nossa Diocese temos que as com­preender cada vez mais organizadas em grupos de Paróquias; e cada um desses grupos confiado geralmente a um só Pároco que cuida a sua equipa de agentes pastorais. Desta forma vamos caminhando para a organização da Diocese em unidades pastorais.
Temos de pedir às nossas diferentes Paróquias, cada uma com a sua história e as suas tradições, para compreenderem as no­vas realidades que, entre outras são as seguintes:
a) As casas paroquiais não podem estar todas habitadas por Párocos. Primeiro, porque eles são menos do que há al­guns anos atrás; segundo, porque a comunhão sacerdotal exi­ge alguma forma de vida comunitária entre os sacerdotes para que eles depois tenham condições para promover a comu­nhão nas diferentes comunidades que lhes estão confiadas. Portanto, temos de cuidar residências sacerdotais em lugares determinados que sirvam vários Párocos simultaneamente.
b) Precisamos de progredir na equitativa e equilibrada distribuição dos serviços paroquiais litúrgicos e outros pelas diferentes Paróquias da Diocese. Isso implica:
b.1. Que várias povoações anexas habituadas a ter Euca­ristia Dominical prescindam deste hábito para que o mesmo ser­viço possa ser garantido nas Paróquias;
b.2. Que até algumas Paróquias, dada a sua proximi­dade e também o mais reduzido número de residentes, possam alternar entre si na celebração da Eucaristia Dominical, pedin­do aos fiéis que se desloquem. A propósito, refira-se que te­mos na nossa Diocese Igrejas Paroquiais separadas por distâncias que não vão além de 1 Km.
b.3. Sobretudo com base no serviço dos Ministros Ex­tra­ordinários da Comunhão, queremos garantir que ninguém, devidamente preparado e com expressa vontade para o fazer, fique privado da Comunhão Eucarística ao Domingo.
Um dos esforços que vamos fazer, ao longo deste ano pastoral, é valorizar cada grupo de agentes pastorais que trabalha com o mesmo Pároco, embora em diferentes Paró­quias.
Partimos para o novo ano pastoral com a esperança que nos vem da certeza de estarmos a ser conduzidos pelo Único Bom Pastor e animados na caminhada pela forças do Espírito Santo e pela bênção de Deus Pai.

2. Nomeações

2.1. PADRE HENRIQUE MANUEL RODRIGUES DOS SANTOS – Capelão da Universidade da Beira Interior (Covilhã), Pároco das Paróquias de S. José e da Imaculada Conceição da Vila do Carvalho.

2.2. PADRE ANTÓNIO LUCIANO DOS SANTOS COSTA – Capelão do Hospital Distrital da Guarda e Capelão do IPG.

2.3. PADRE HUGO ALEXANDRE PICHEL MARTINS – Pároco das Paróquias de S. Julião de S. Gião, S. Pedro de Sandomil, S. Mamede de Vila Cova e S. Martinho.

2.4. PADRE VITOR MANUEL DE PAIVA RAMOS – Pároco das Paróquias Nossa Senhora da Anunciação do Paul, S. Pedro da Erada e S. Miguel de Sobral de S. Miguel.

2.5. PADRE ANTÓNIO CARLOS MARQUES GONÇAL­VES – Pároco das Paróquias de S. Miguel da Guarda, S. Pedro e S. Miguel do Jarmelo e Nossa Senhora da Graça de Gonçalbocas.

2.6. PADRE CARLOS ALBERTO DA COSTA LOUREN­ÇO – Pároco das Paróquias de S. Tiago de Belmonte, S. João Baptista Aldeia do Soito e Santa Ana de Vale Formoso.

2.7. PADRE JÃO RUI CARROLA ANTUNES - Pároco das Paróquias de S. Pedro de Almofala, Nossa Senhora dos Anjos de Escalhão, S. Miguel de Escarigo, Santa Marinha de Mata de Lobos, Nossa Senhora das Candeias de Penha d’ Água, S. Gregório de Vale de Afonsinho e Imaculada Conceição da Vermiosa.

2.8. PADRE GILBERTO JOAQUIM ROQUE ANTUNES – Pároco das Paróquias de S. Sebastião da Barroca, S. Pedro de Bogas de Baixo, S. Jerónimo de Bogas de Cima, Nossa Senhora da Assunção de Janeiro de Cima, Santo Amaro de Lavacolhos, Santa Ana de Silvares.

2.9. PADRE CELSO ROCHA MARQUES – Pároco de Nossa Senhora da Assunção de Alverca da Beira, Santo António de Bouça Cova, Santa Maria Madalena do Cerejo, Imaculada Conceição de Ervas Tenras, S. Simão de Pala, S. João Baptista de Póvoa d´el Rei e S. Lourenço de Souropires.

2.10. PADRES JOSÉ MANUEL DIAS FIGUEIREDO E VALTER TIAGO SALCEDAS DUARTE – Párocos in solidum da Paróquia de S. Martinho de Alpedrinha.

2.11. PADRE JOSÉ MANUEL DIAS FIGUEIREDO – Administrador Paroquial das Paróquias de S. Francisco de Assis de Orca, Santo Estêvão de Póvoa da Atalaia e Nossa Senhora da Assunção de Zebras.

2.12. PADRE MANUEL FRANCISCO DOMINGOS – Administrador Paroquial da Paróquia de Santo André de Boidobra, com a cooperação pastoral do Diácono José Marques Pereira Martins.

2.13. PADRE ALBERTO MATOS DE ALMEIDA – Pároco da Paróquia de S. Pedro de Orjais.

2.14. PADRES FRANCISCO SALVADOR CARDOSO RO­DRI­GUES E HERMÍNIO VITORINO – Párocos in solidum da Paróquia de S. Pedro da Covilhã.

2.15. PADRE JOSÉ MOREIRA MARTINHO – Administra­dor Paroquial das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção de Vide e Imaculada Conceição de Teixeira, mantendo-se a cooperação pastoral do Reverendo Padre Francisco Gomes Gonçalves.

2.16. PADRE PAULO JOSÉ SEQUEIRA FIGUEIRÓ – Vai frequentar, em Roma, na Universidade Gregoriana, um curso de formadores de Seminários. É também esta uma forma de assinalarmos o Ano Sacerdotal, em que se nos recomenda uma especial atenção à pastoral das vocações sacerdotais e à formação dos futuros padres.

Guarda e Paço Episcopal, 31 de Julho de 2009

+Manuel R. Felício, B. da Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário